terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Olfato

O olfato é um dos cinco sentidos básicos. O olfato é originado por estímulos do epitélio olfativo que se encontra nas cavidades nasais. Esse é o único sentido diretamente ligado às emoções e ao depósito de memórias. O epitélio olfativo abriga aproximadamente 20 milhões de células sensoriais onde cada célula possui seis pêlos sensoriais também conhecidos como cílios. É bastante sensível, bastam pequenas quantidades de moléculas para estimulá-lo, mas só consegue perceber um cheiro a cada vez.
O olfato é o único dos sentidos que tem conexão direta com o processamento de emoções e o armazenamento de memórias. Perfumes ou odores são capazes de despertar sensações de alerta ou tranqüilidade, conforto ou incômodo. Além disso, o olfato nos informa a origem de cada coisa e está intimamente relacionado ao instinto de sobrevivência.

Não raro “algo que não cheira bem" nos avisa que há algo errado com um alimento ou até com uma situação.

Fechar os olhos é o primeiro passo para apurar este sentido. Depois tente reconhecer os aromas ácidos e doces presentes em diferentes flores, ervas e perfumes.

E também vale "dar um cheiro", como dizem os baianos, nas pessoas queridas.

Os perfumes são um dos grandes meios de comunicação entre os indivíduos. Quando escolhemos uma fragrância, buscamos um meio para transmitir nossa personalidade, sentimentos e intenções. As fragrâncias são assim, formas que utilizamos para sermos percebidos e notados através das sensações que causam.
Para saber mais: http://www.brasilescola.com/  http://www.todos-os-sentidos.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário